O
âmbito do trabalho da pedagogia educacional é muito amplo e, no
contexto atual, passa por uma redefinição de papel, necessária para que
a escola possa usufruir ao máximo das contribuições desse profissional:
o gestor pedagógico. As tarefas que estão sob sua responsabilidade são
de grande relevância. Tendo em vista, essa amplitude de atribuições, é
necessário que o gestor pedagógico tenha um vasto conhecimento da área
na qual atua, para que suas ações sejam consistentes e cumpram a sua
função precípua que é a de contribuir para a construção de um processo
ensino-aprendizagem de qualidade.
O
atual contexto educacional demonstra possuir pouca clareza de qual é o
papel do pedagogo. Essa questão não é exclusiva do Brasil, pois também
é percebida em outros países, como nos Estados Unidos, onde, segundo
alguns autores, ainda hoje se constatam uma inoperância e certa
confusão na Supervisão Educacional. Para que as ações do pedagogo sejam
coerentes e eficientes, é importante a definição de sua função. Para
isso, é necessário fazermos uma análise da atuação desse profissional
no processo educativo ao longo do tempo, e assim, compreender o
contexto atual, para então, concluirmos sobre a importância desse
profissional.
A
pedagogia educacional, nos moldes que vivenciamos aqui no Brasil,
recebeu influência do modelo americano, sendo, portanto, necessário
visitarmos o contexto histórico dessa profissão nos Estados Unidos.
Nos
primeiros anos da história da nação americana, as escolas foram
formadas para suplementar o ensino da família e da Igreja. Nessas
escolas, surgiu o professor principal, que tinha como função
inspecionar as escolas. Havia também, o superintendente e seus
assistentes, que foram os primeiros supervisores, cujo papel era em
grande parte a inspeção, e cujas funções estavam diretamente
relacionadas à contratação e demissão dos professores.
Em
meados da década de 1880, como os distritos escolares americanos cresceram
em tamanho, o papel do supervisor tornou-se burocrático, pois se antes
o mesmo tinha como atividade principal a inspeção, o foco passa a ser
as ações ligadas ao alcance da eficiência. Assim, a pedagogia
educacional começava a ser ligada ao objetivo de alcançar metas.
De
1890 a 1920, a população de estudantes americanos, no nível ginasial,
cresceu e eram estes, jovens imigrantes, que precisavam ser preparados
para atuarem na sociedade como cidadãos. Surgiu, então, a necessidade
de uma reforma curricular, e, o profissional, em foco, assumiu o papel
de supervisor de instrução.
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